Você sabe o que é asa rotativa e porque comemoramos o seu dia em fevereiro?

Listamos três datas importantes que a aviação comemora neste mês e suas curiosidades

A asa rotativa é formada por duas ou mais pás fixadas em um cárter ou cubo central. Cada pá de uma hélice de aeronave é uma asa rotativa. Aeronaves de asa rotativa são mais pesadas que o ar e dependem, principalmente, da sustentação gerada pelos rotores para voar. Ao longo do ano, mais de 30 datas comemorativas foram estipuladas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para homenagear, lembrar ou celebrar momentos da história aérea. Em fevereiro, três datas importantes e cheias de curiosidades são celebradas, confira:

03 de fevereiro - Dia da Aviação de Asa Rotativa

Em fevereiro de 1964, a FAB realizou o primeiro resgate em combate. A bordo do helicóptero H-19, o 1º Ten Av Ércio Braga, 1º Ten AV Milton Naranjo, 3º Sgt João Martins Capela Junior e o 3º Sgt Wilibaldo Moreira Santos foram responsáveis por salvar mais de 100 missionários na República Democrática do Congo. O Sikorsky H-19 Chickasaw foi o primeiro helicóptero utilizado em uma missão militar. O motor localizado na parte frontal da aeronave permitiu que a cabine ficasse no centro de gravidade. Assim, transportar cargas com grande variedade de peso não afetava a estabilidade do voo. Deste modo, no dia 03 de fevereiro, a tripulação desembarcou no Congo para iniciar a missão de resgate. Com o trabalho realizado, em nome da Organização das Nações Unidas (ONU), para salvar os missionários que ensinavam inglês e matemática para as crianças congolesas, o Brigadeiro Braga foi condecorado Herói de Guerra pela ONU. Para lembrar o feito realizado pelo quarteto, a FAB instituiu o dia 3 de fevereiro como Dia da Aviação de Asa Rotativa. 

24 de fevereiro - Dia do Piloto de Helicóptero Brasileiro

Fechando o mês comemorativo para a aviação, 24 de fevereiro é o Dia do Piloto de Helicóptero Brasileiro. Em 1972, o resgate de cerca de 700 pessoas, durante um incêndio no edifício Andraus, só foi possível com o uso do helicóptero. Dessas, cerca de 300 pessoas foram salvas pelo ar. Sendo este, o primeiro resgate com uso desta aeronave, não apenas no Brasil, mas no mundo. O edifício de 115 metros de altura, dividido em 32 andares, localizado na Avenida São João, centro de São Paulo, abrigava escritórios comerciais. Naquele fevereiro, as Aeronaves F-28, Hughes 300, Bell 206, Bell 204 e Hiller FH-1100 passaram a pousar no teto do Andraus para realizar os resgates. Para essa operação, foi necessário contar com civis e militares. A Polícia Militar ainda não dispunha de dispositivos aéreos para realizar o resgate sem ajuda. Assim, enfrentando ventos de mais 30 km/h, foi feita a remoção das pessoas do local de modo seguro. O ato heroico de pilotos e empresas privadas no resgate foi primordial para o sucesso da operação. E com isso, 24 de fevereiro ficou marcado como uma data para prestigiar os profissionais e os helicópteros que na época eram pouco valorizados. O transporte aéreo impacta diretamente a vida da população brasileira, sendo mais que merecido que esses profissionais recebam o devido reconhecimento pelos seus atos para com a sociedade brasileira.